sexta-feira, 23 de março de 2018

Um dia de Conquista (Aos formandos da UNEMAT)


Um dia eu aqui cheguei 
E tudo parecia um sonho 
A oportunidade de um curso superior 
De adquirir o conhecimento 
E galgar os espaços da sabedoria. 
A sala fria e silenciosa do início 
Transformou-se em parcerias. 
Pessoas novas cruzaram o meu caminho 
Minha vida foi compartilhada 
E eu aprendi muita coisa. 
Diversidade, respeito 
Tolerância. 
Vi o mundo nos olhos dos professores 
Vi outonos e primavera no Campus 
Passei horas solitárias com os pensadores na Biblioteca. 
Chorei lágrimas de desespero na hora da prova; 
Noites inteiras quebrando cabeça com trabalhos. 
Lutei, argumentei e corri atrás do prejuízo. 
Explorei tantas coisas 
Vi tantos rostos dos quais alguns estão aqui presente, 
Talvez sentindo essa mesma emoção. 
A UNEMAT me proporcionou isso. 
O sonho que realizo hoje é o sonho de meus pais, 
Meus amigos, 
Meus professores… 
A jornada foi longa e árdua desde o primeiro dia 
Tantos textos para ler e discutir 
Tantos trabalhos e seminários 
Tantas amizades, 
Tantas palavras, discursos e debates 
Que me ajudaram a crescer intelectualmente 
Que me garantiu a realização de um sonho 
Ter a minha graduação… 
Sei que a jornada não termina aqui 
Muito ainda há pela frente 
Mas, hoje é dia de celebração 
Dia de júbilo, de comemoração. 
Hoje é um dia de agradecimento. 
Obrigado UNEMAT!!! 

Poema: Odair José, o Poeta Cacerense 


Técnico Administrativo e egresso do Curso de História da Unemat

Um comentário: