domingo, 25 de setembro de 2016

Que país é esse?


Eu amava a História 
Dela eu extraia lições dos acontecimentos 
Para que não viesse a cometer os mesmos erros 
Que mentes insanas cometeram no passado. 
Dela eu extraia lições de humanidade 
De pessoas que viveram e lutaram 
Pela liberdade do seu povo 
E essas lições eu queria viver e passar 
Para minha posteridade. 

Mas, roubaram isso de mim 
Dizendo que não é importante para um povo 
Conhecer a sua própria História. 

Eu amava a Filosofia 
Os grandes pensadores que formularam idéias 
Desde os pré-socráticos tentando descobrir o mundo 
Rompendo com os mitos de origem. 
Sócrates, que deu a vida pela suas idéias 
Platão que me ensinou a República 
Aristóteles, a Metafísica e a Política. 
Com ela eu aprendi um pouco 
Sobre a Patrística de Santo Agostinho 
E me encantei com as provas da existência de Deus 
Formulada por Tomás de Aquino. 
Não tenho espaço para descrever o encanto com 
Os filósofos modernos e contemporâneos 
Descartes, Kant, Rousseau 
Nietzsche e tantos outros 
Que me fizeram pensar com mais liberdade 
Ter minhas próprias idéias. 

Mas, roubaram isso de mim 
Dizendo que não é importante para nossos jovens 
Ter a liberdade de pensar e refletir 
Sobre as cosmovisões do mundo. 

Eu amava a Sociologia 
Como ela me ajudava a refletir sobre a sociedade 
Entender um pouco sobre a cultura de um povo 
As contraculturas sempre tão importantes 
Para delimitar os espaços de idéias na sociedade. 
Como entender o preconceito, o racismo 
Sem estudar as questões sociais que nos cercam? 
Ela que me ensinou sobre as instituições sociais 
Família, Igreja, Estado 
Sobre os conceitos básicos para a compreensão 
Da vida social. 
Comunidade, cidadania e minorias 
Entre outras coisas que servem 
Para o entendimento do mundo. 

Mas, roubaram isso de mim 
Dizendo que não é importante 
Conhecer a sociedade e nem conceitos de cidadanias. 

Ah! Eu amava a Artes 
Mas que importa isso? 
Que importa Educação Física? 
Na verdade, para que educação? 
Que país é esse?
Que país é esse?

O que querem é um bando de alienados 
Rebanho passivo que facilitem o domínio 
Que possam exercer o controle. 
Não querem um povo que pensam 
Eles dão muito trabalho. 

Poema: Odair José, o Poeta Cacerense

Um comentário: